30 de janeiro de 2023

Como pequenas e médias torrefações podem gerenciar o risco de preço?

Compartilhar:

Na indústria do café, as maiores torrefações geralmente têm uma maior capacidade de gerenciar o risco de preço, mas as pequenas e médias torrefações também têm ferramentas à sua disposição.

Gerenciar o risco de preço pode parecer muito mais difícil para negócios de menor porte, que simplesmente não têm acesso ao mesmo tipo de ferramentas e conhecimentos. No entanto, isso não significa que eles simplesmente não tenham como fazer isso.

Para saber mais sobre como as torrefações de café podem gerenciar e minimizar o impacto do risco de preço, conversei com alguns especialistas do setor para saber mais.

Você também pode gostar do nosso artigo sobre como podemos preencher lacunas na educação do café.

sacas de café em armazém

O que é risco de preço?

Seja qual for a forma que os torradores utilizem para comprar seus cafés, é esperado que seus custos sejam afetados de alguma forma pelas cotações dos grãos de café na bolsa.

Normalmente, esta é uma correlação direta, já que muitos torradores pagam o preço das sacas baseados na cotação do dia ou um diferencial (um valor acima ou abaixo do preço estipulado pela movimentação do mercado).

Kat Nolte Ferguson é uma Especialista em Gestão da Sucafina América do Norte. Ela diz: “Pelas nossas estimativas, 96% de todos os cafés vendidos na América do Norte são determinados pelas cotações do mercado em algum momento.”

Enquanto alguns torradores compram café diretamente – a um preço fixo determinado entre o torrador e a cooperativa ou produtor – a grande maioria do café não é comprada diretamente e, portanto, está vinculada às cotações do grão na bolsa. 

Como o mercado é impulsionado pela oferta e demanda globais, o preço do café pode mudar significativamente. Essa mudança pode afetar os torrefadores de três maneiras:

  • Se o preço C subir, os torrefadores podem ter que pagar preços mais altos por cafés à vista (disponíveis para enviar imediatamente do armazém) e futuros (contratados para entrega em uma data posterior). Agora, uma vez que o mercado está em alta, com pouca indicação de que ele vai cair significativamente, a maioria dos torrefadores tem que pagar preços elevados para o café.
  • Se um torrador “fixar” um preço em um nível específico de indicadores de mercado, ele pode perder dinheiro se houver alguma mudança. Se o preço cair depois de um torrador garantir um preço, eles ficam com um contrato mais caro do que o preço futuro atual.
  • Finalmente, se um torrador assinar um contrato que não garanta um preço de mercado específico e a cotação subir, então eles ficam com a obrigação contratual de comprar café a um preço mais alto do que esperavam.

Para todos esses cenários e muito mais, os torrefadores podem exercer algo conhecido como mitigação do risco de preço. Isso engloba uma série de táticas que podem ajudar os torradores de café a suavizar o impacto das mudanças de preço.

Mitigação do risco de preço para torrefadores de café

Para as torrefações maiores, os mecanismos baseados no mercado, como a cobertura, são as formas mais comuns de mitigar o risco de preços.

O Hedging é como grandes torrefadores de café compram ações no mercado futuro quando fixam seu preço de contrato. Então, se o preço do café no mercado subir, eles podem vender as ações que compraram para compensar o aumento do preço.

Por outro lado, se a cotação do café cair, eles sofrerão um impacto em suas ações futuras, mas pagarão um custo menor por seus grãos.

No entanto, um único estoque de futuros de café é um contêiner inteiro de café, com cerca de 17.010 kg do grão. Sendo assim, este tipo de investimento não é algo que muitos torrefadores de café conseguem fazer.

“Comprar e vender futuros para torrefadores de pequeno a médio porte não é realmente viável”, explica Kat. “Isso ocorre porque um único estoque de futuros às vezes pode chegar a ser maior o seu volume de compras anual.” Por fim, isso significa que as opções para torrefadores de pequeno e médio porte para cobrir o risco de preço são diferentes das disponíveis para marcas maiores.

profissional avaliando qualidade do café - como torrefações podem gerenciar o risco de preço

Conheça seu mercado

Manter um olho nos mercados de origem que são mais importantes para o seu negócio pode lhe alertar quando os mercados estão em ascensão.

Al Liu é o Vice-Presidente de Café do Colectivo Coffee. Ele diz: “Há quatro anos, o mercado de Sumatra enlouqueceu, e essa é a nossa origem número um; basicamente precisamos tê-la o tempo todo.”

Ele acrescenta. “Então, quando o mercado interno aumentou e ouvi que estava acontecendo, peguei todos os lotes de FTO (Comércio Justo e Orgânico) que pude, especialmente de nossos parceiros produtores. Isso nos permitiu aumentar nosso estoque antes que o preço realmente disparasse.”

Ao ficar de olho nos movimentos na origem, Al foi capaz de prever as mudanças de preço que viriam para o café de Sumatra com rapidez e sair na frente deles.

Para casos como os que ocorreram 2022 com os preços globais do café em alta, um pequeno aviso prévio pode fazer uma grande diferença e permitir que você compre estoque suficiente para “sair” de um aumento de preço.

“Você pode encontrar cafés que são bons para você e fazem muito bem para o agricultor”, explica Kat. Os preços podem subir por uma variedade de razões, mas comprar café a preços mais baixos não precisa significar preços mais baixos para os agricultores.

Quando os preços sobem na origem, isso não significa necessariamente que o produtor está recebendo mais dinheiro. Os aumentos de preços podem ocorrer durante outras etapas da exportação, devido aos custos de transporte ou envio.

Assim, as torrefações que compram diretamente de cooperativas podem ajudar a garantir que uma parte mais alta do preço de venda volte para a cooperativa e, por fim, para o produtor. Além disso, as torrefações também podem compartilhar o segundo pagamento e os prêmios de qualidade para agradecer às cooperativas e produtores por seu trabalho árduo.

profissional verificando a secagem dos grãos de café em terreiro suspenso

Abrace a flexibilidade

Ser flexível sobre origens e lotes, especialmente para blends, pode ser outra maneira de compensar as mudanças de preço e manter os custos acessíveis. Al reconhece que é fácil ficar preso na mentalidade de que seu blend precisa ter origens específicas e proporções específicas.

No entanto, ele diz: “Se você pode alcançar o mesmo perfil de xícara usando café que é de uma origem que você não usou e custa menos, por que não fazer isso? “Como um comprador ecológico, é importante que sejamos flexíveis e procuremos novas oportunidades que já existem e que talvez não tenhamos conhecimento.”

Vincular contratos de vendas ao mercado

Se você tem um negócio de atacado, certifique-se de que você pode fixar contratos de atacado e preços de mercado para o mesmo período.

James Dargan é o chefe da Ásia-Pacífico Arábica para Sucafina. Ele diz: “Se seu contrato de venda for fixo por um ano e sua compra por três meses, isso é um risco. Você deve procurar combinar os termos de venda e compra o mais próximo possível.”

Uma abordagem potencial é renegociar as durações do contrato de atacado para serem mais curtas e correspondam ao período para o qual você fixa os preços. Outra é fixar os preços do contrato num prazo mais longo para combinar com seus comprimentos de contrato de atacado. “Por fim, seu negócio e suas vendas influenciarão o quão longe você deve consertar seu lado da compra”, diz James.

amostra de café recém-torrada - como as torrefações podem gerenciar o risco de preço

Garanta que as coisas fiquem boas para você e boas para o produtor

Em um momento em que as cotações são voláteis, existem várias maneiras de torrefadores de pequeno a médio porte para mitigar o risco de preço. Além disso, com cadeias de abastecimento fortes, os melhores preços para os torrefadores não têm de significar preços mais baixos para os agricultores.

“Só porque é um bom negócio para você não significa que está roubando o fazendeiro”, explica Kat.

O café pode ser mais barato para o torrador por uma série de razões, portanto, construir relacionamentos positivos com os fornecedores pode ajudá-lo a entender o quão ético seu café é.

“Um café pode ser mais barato porque alguém do lado da colheita se curvou muito ou porque uma safra de para-choques, como as que vemos com frequência no Burundi, reduziu os preços”, ela explica.

Do lado do importador, a integração vertical também pode reduzir os custos. Por exemplo, Kat afirma que a Sucafina tem estações de lavagem em Uganda que trabalham diretamente com os agricultores.

“Isso significa que somos capazes de fornecer naturais acessíveis e de alta qualidade que podem ser substituídos por naturais etíopes mais caros em misturas.”

Outro benefício importante das cadeias de suprimentos verticalmente integradas é a maneira pela qual elas conectam o torrador ao agricultor.

“Na Sucafina, estamos trabalhando para permitir uma janela do agricultor para o torrador que possa permitir que eles contribuam para a subsistência do agricultor através de segundos pagamentos”, diz Kat. Ela acrescenta que a Farmgate Initiative da empresa está conectando torradores a projetos específicos que podem afetar significativamente os meios de subsistência dos agricultores, além de fornecer uma opção para entregar prêmios de qualidade diretamente aos parceiros produtores.

diversas amostras de lotes de cafés torrados

Ao alavancar essas quatro dicas, os torrefadores podem minimizar sua exposição a mudanças no mercado e se isolar melhor do risco de preço como resultado.

Além disso, você precisará se lembrar de que a técnica certa para o seu negócio dependerá inteiramente do tamanho e dos clientes. No entanto, seja adotando flexibilidade, ajustando contratos de atacado, mantendo boas relações com importadores ou uma combinação desses três, vale a pena lembrar que gerenciar o risco de preço não é algo que apenas os torrefadores maiores podem fazer.

Gostou? Em seguida, leia nosso artigo sobre a cadeia de fornecimento de café chinês.

Créditos das fotos: Sucafina

PDG Brasil

Traduzido por Daniela Melfi

Observação: a Sucafina é patrocinadora do Perfect Daily Grind.

Quer ler mais artigos como este? Assine a nossa newsletter!

Compartilhar: