15 de julho de 2020

Armazenamento de Café Verde: Quais Fatores Você Precisa Controlar?

Compartilhar:

Imagine comprar um café especial excepcional e depois receber a notícia de que ele chegou com um odor de mofo e um sabor de juta – tudo por causa de falhas no armazenamento do café verde.

O café verde é extremamente poroso e absorve facilmente sabores e aromas, o que significa que é importante ter cuidado durante o armazenamento e transporte. Produtores, compradores e torrefadores não devem ignorar fatores como umidade, luz e temperatura.

Para saber mais sobre como armazenar e transportar com segurança os grãos verdes, conversei com Hanuman Jain, CEO da Ecotact , fabricante de embalagens herméticas para grãos verdes. Veja a seguir o que eu descobri.

Veja também: Como Garantir a Qualidade Durante o Transporte e Armazenamento do Café Verde

Crédito da foto: Julio Guevara

Teor de umidade

“A temperatura e a umidade do armazém são fatores críticos”, diz Hanuman.

Os grãos muito úmidos podem mofar, enquanto os grãos muito secos podem perder sabor e aroma. De acordo com a Organização Internacional do Café (OIC) , os grãos de café armazenados devem ter um nível de umidade entre 11 e 12,5%. No entanto, alguns torrefadores e produtores preferem secar seus grãos a 10 ou 10,5% .

Independentemente do nível de umidade utilizado, é importante que ele não mude durante o armazenamento. Isso significa que você precisa controlar a temperatura do seu armazém (ou durante o transporte), e além disso, Hanuman comenta, controlar os níveis de oxigênio dentro da sacaria.

Sim, os níveis de oxigênio. Isso ocorre porque a umidade é a quantidade de vapor de água presente no ar. Se o ar puder entrar e sair das sacarias, o mesmo pode ocorrer com a umidade.

Os grãos de café verde são transportados em sacos de juta há décadas. Elas têm suas vantagens, como a acessibilidade, mas não são herméticas. Elas permitirão a absorção de umidade pelo café se ele estiver exposto ao ambiente externo – algo que pode ser difícil de controlar durante o transporte – ou em ambientes particularmente úmidos.

Por outro lado, as embalagens plásticas de camada única podem causar condensação no interior, especialmente quando há flutuações na temperatura. Assim sendo, pode provocar o clareamento ou desbotagem dos seus grãos verdes. Se assim for, seu café terá gosto de colheitas passadas, com aroma, acidez e sabores reduzidos.

Crédito da foto: Amec Velásquez

Temperatura

Você já ouviu falar que “se é confortável para você, é confortável para o seu café”? Quando se trata de temperatura, qualquer ambiente muito quente ou muito frio pode afetar os níveis de umidade. Já discutimos a importância de manter a temperatura estável; agora vamos verificar quais são as melhores temperaturas.

A empresa norte americana Sweet Maria’s recomenda que o grão verde seja armazenado à “temperatura ambiente”, que geralmente fica entre 20 e 25ºC (68 a 77ºF). Hanuman comenta, no entanto, que isso também depende da embalagem. A embalagem hermética, ele aconselha, protegerá os grãos de café em armazéns com temperaturas entre -30 e 90ºC (-22 a 194ºF).

Crédito: Ecotact

Luminosidade

Quando o grão verde terminar a secagem, mantenha-o fora da luz solar direta para evitar envelhecimento prematuro. O café verde deve permanecer fresco por até doze meses, ou mais, com embalagens multicamadas e/ou herméticas. No entanto, se mantido sob luzes intensas, você pode esperar que os sabores e aromas comecem a desaparecer mais cedo do que o esperado.

Crédito: Clandestino Roasters

Pragas

As pragas que estão dentro das sacas de café podem se alimentar da embalagem, criando buracos ou, às vezes, podem consumir até o próprio grão verde. Com sacos de juta tradicionais, isso pode ser motivo de preocupação; alguns produtores optam por usar pesticidas para evitar o problema. Hanuman ressalta que as bolsas herméticas podem reduzir o problema porque os insetos não serão capazes de sobreviver sem ar fresco. “Qualquer inseto que esteja dentro, morrerá em um dia ou 48 horas”, diz ele.

Crédito: Ecotact

Veja também: Condições Naturais ou Manejo: O Que é Mais Importante Na Qualidade do Café?

Preocupações ecológicas

Todo tipo de embalagem tem um certo impacto ambiental. As sacas tradicionais de juta e algodão têm algumas das menores pegadas ecológicas, mas você também deve considerar o impacto do café danificado que precisa ser descartado ou substituído. Se você optar por usar embalagens plásticas herméticas, Hanuman comenta, elas podem ser reutilizadas, ajudando a torná-las mais ecológicas.

Crédito da foto: Julio Guevara

Ao produzir, comprar e torrar café especial, nenhum fator é tão pequeno que possa negligenciado. O armazenamento e o transporte deficientes podem ter um impacto oneroso no seu grão verde. Lembre-se de controlar a temperatura, o teor de umidade, os níveis de luminosidade e tudo o que for possível para garantir que seu café permaneça no seu melhor estado.

Escrito por Gisselle Guerra.

Traduzido por Daniel Teixeira

PDG Brasil

Observação: este artigo foi originalmente patrocinado pela Ecotact

Gostaria de ler mais artigos como este? Assine nossa newsletter!

Compartilhar: